segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Futebol

Na trajetória de sua existência, o futebol tem sido ensinado, treinado e investigado, sob o olhar de diferentes perspectivas, as quais deixam perceber concepções diversas a propósito do conteúdo do jogo e das características que o ensino e o treino devem assumir, na procura da eficácia. , ciente de que não cabe mais explicar o esporte meramente pelo viés cartesiano.
Se a lógica positivista ditava as regras para o estabelecimento de metodologias (como a tecnicista) e atitudes, coadunando em uma didática rígida e marcada pela influência das correntes behavioristas, novas tendências em pedagogia do esporte surgiram.
"O conceito de modelo de jogo pode ser disseminado através de treinadores como Arsène Wenger, José Mourinho, Rafael Benítez, que ao falar sobre o que acreditam (em termos metodológicos) acabam criando referências", avalia o português. "Mas o mais importante é não ficarmos presos aos modismos, e sim sermos coerentes com o que acreditamos".
um treinamento excessivamente tecnicista em idades menores, começando-se a treinar sistemas, esquemas ou definindo posições precocemente, é um passo importante para a potencialidade de futuros craques.
Nesse contexto, o futebol de rua surge como um fator que permite a possibilidade de se desenvolver competências para jogar a partir do próprio jogo, "com variadas situações de imprevisibilidade e sem muitos controles, que hoje já não são tão comuns".

Nenhum comentário :

Postar um comentário